
Dia de Campo Progresso Sementes edição 2024 e reuniu mais de 3.500 pessoas ligadas ao agro.
A Fazenda Progresso, que se dedica ao cultivo de soja, milho e algodão, com sede em Sebastião Leal, a 400 km de Teresina, realizou nesta sexta-feira (02), o Dia de Campo Progresso Sementes edição 2024 e reuniu mais de 3.500 pessoas ligadas ao agro do MATOPIBA e do Brasil.
Considerado um dos maiores eventos de campo do país, a programação teve início com credenciamento e café da manhã, e seguiu com rodada no campo e apresentação de cultivares, programação do espaço Mulheres que Fazem Progresso e o festival gastronômico, tradição da cidade de Sebastião Leal.
A co-fundadora do Grupo, Ani Sanders, que também é presidente do movimento Mulheres de Fibra, destacou a valorização feminina, no que diz respeito a diversidade, equidade, inclusão e integração entre as mulheres do campo e da cidade.
“É uma gratidão enorme falar das Mulheres de Fibra, em cinco meses de vivência do grupo a gente alcançou uma expressão grandiosa, a nível de Brasil. Levar o conceito do Piauí, como mulher de fibra, pra mim, é gratidão”, disse Ani.
A administradora e produtora rural Sônia Bonato, que é uma das mulheres que se destaca no agronegócio foi homenageada no evento.
“Receber essa homenagem que a Ani fez para várias mulheres que são importantes nessa caminhada, porque a gente estando juntas a gente aumenta e agrega a participação da mulher no setor, então pra mim é uma honra vi aqui no Piauí receber essa homenagem e está presente nesse evento que já é uma parte da história do Piauí”, disse.
O governador Rafael Fonteles prestigiou o momento e assinou um termo de cooperação para a qualificação da população, com cursos voltados para a área de tecnologia e agricultura de precisão.
“Estou muito feliz de voltar ao cerrado piauiense em que a gente está prestigiando um evento como esse, um dia de campo aqui na Fazenda Progresso em Sebastião Leal, em que há essa troca de experiência dos produtores do Piauí e de fora do Piauí. Temos procurado fazer a parceria do Governo com o setor produtivo, especialmente na área de infraestrutura, na área de segurança jurídica e segurança ambiental, para que a gente possa conciliar a agenda ambiental com o econômico e também a qualificação do nosso povo para aproveitar essas oportunidades que irão surgir”, disse o governador.
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, detalhou que os cursos possibilitam que os piauienses aproveitem as oportunidades do setor agrário naquela região.
“Aqui nós estamos nos aproximando cada vez mais dos produtores, hoje assinado esse termo de cooperação do Instituto Cultivar Progresso, aqui comandado pela dona Ani, a Fundação Shunji Nishimura, que é uma fundação que já trabalha com a Fazenda Progresso, localizada em São Paulo, a Seduc e o Senar, o serviço de aprendizagem rural, para capacitação dos nossos jovens aqui das escolas de ensino médio da região”, explicou.
O secretário estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, pontou a importância da Fazenda Progresso na plantação de soja e na pecuária, e frisou o trabalho do cultivo de sementes.
“Salientamos, principalmente, a importância do Grupo Progresso com relação ao nosso estado no que se refere a plantação de soja, mas a gente observa também, que além dessa participação, atualmente, há uma associação da pecuária, e temos isso como algo positivo. Aqui também tem outro ponto importante, uma ação muito direta que é a questão das sementes, e quem faz esse controle, quem faz toda essa legalização e autorização é um órgão da nossa secretaria”, pontuou.
O diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, destacou a grandiosidade do evento, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
“A gente lembra que o agro é importante, gera muito emprego, mas temos também os pequenos produtores, que participam dessa cadeia, e a Piauí Fomento está que pra poder mostrar as linhas de crédito. A gente já tem contribuído, inclusive, hoje vou em Uruçuí fazer algumas liberações e a gente já tem conversado com a dona Ani Sanders, para a gente fazer algumas liberações, inclusive, de energia solar”, destacou.
O Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Estado do Piauí também esteve presente no evento. O diretor-geral, Rodrigo Cavalcante, afirmou que o momento foi oportuno para aproximar ainda mais os produtores da regularização fundiária.
“Aqui o Interpi está participando desse dia de campo da Fazenda Progresso, que reúne os grandes produtores do Estado do Piauí, e estamos aqui pra nos aproximarmos mais dos produtores, é bem verdade que aqui no Piauí, o Interpi e os produtores aqui do cerrado já tem uma relação de confiança e muito produtores já foram beneficiados com a regularização fundiária”, disse Rodrigo.
O Grupo Progresso já conta com sete fazendas no Piauí e uma em Minas Gerais. Ao Conecta Piauí, o prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, Dr. José Luís, falou da tradição do dia de campo na região e destacou a contribuição do Grupo Progresso para sua cidade.
“A Fazenda Progresso que tem também outra empresa semelhante a essa no município de Baixa Grande, é quem puxa o carro chefe das fazendas da região. Graças a Deus, temos grandes empresários e seu Cornélio não deixa nada a desejar, somos muito orgulhosos pela presença dele aqui no Piauí”, disse o prefeito.
Após participar da vasta programação, o deputado Georgiano Neto pontuou a evolução do evento, ano após ano.
“Um evento que já virou tradição, já participei aqui inúmeras vezes, e ano após ano, a gente acompanha aqui a evolução, o aumento do uso da tecnologia, o aumento da produtividade e naturalmente aqui garantindo mais emprego e importantes riquezas para o desenvolvimento do estado do Piauí”, disse.
Júlio Cesar, superintendente do Sebrae Piauí, falou da satisfação em participar do evento.
“Uma satisfação muito grande no dia de hoje aqui está mais uma vez no dia de campo da Fazenda Progresso, esse grupo empresarial muito grande que gera muitos empregos, rendas e é o ramo forte, do agronegócio, que é a mola propulsora da economia do Piauí. Então, nós do Sebrae Piauí, não poderíamos deixar de estarmos presentes", finalizou.
Fonte: Conecta Piauí
Comentarios